8ª Temporada 2011

Orquestra de Contrabaixos Tropical no Comboio de Cordas 17/maio/2011


Atenção: graves e agudos poderosos no Comboio de Cordas! Este vagão do Comboio tem peso e direção certa, e traz um integrante de um outro movimento muito importante na cena paulistana: Vinícius Pereira do Movimento Elefantes (coletivo de BigBands). Foi a partir da parceria do Comboio com o Elefantes que estas grandes cordas chegaram ao nosso palco!

A Orquestra de Contrabaixos Tropical, grupo composto por cinco contrabaixos acústicos, é conhecido pela maestria na execução de músicas eruditas e populares arranjadas para essa curiosa formação e por fazer isso das maneiras mais exóticas possível. Entre composições próprias interpretações de Mozart e Chico Buarque, o grupo batuca animadamente na caixa do contrabaixo imitando uma bateria, veste figurinos nos contrabaixos e até vira os instrumentos de cabeça para baixo.

Orquestra de Contrabaixos Tropical no Comboio de Cordas 17/maio/2011

Divulgação - Orquestra de Contrabaixos Tropical no Comboio de Cordas 17/maio/2011

Sobre o grupo

O grupo Orquestra de Contrabaixos Tropical é um quinteto de música instrumental, composto unicamente de contrabaixos acústicos, o que faz dele um grupo original, único no Brasil. Sua proposta musical consiste na execução de música para esta formação, composta principalmente pelos integrantes do grupo, onde música se une ao humor, num show visual e sonoro.

Sobre o espetáculo “Carrancas Brasileiras”

As peças musicais apresentadas no show “Carrancas Brasileiras” oferecem uma entrada no folclore brasileiro, através de ritmos e melodias enraizados na música brasileira, emprestando ao Congado, Maculelê, Côco entre outros, com danças e encantações, descobrindo outras formas de tocar o contrabaixo, personalizando os instrumentos com fantasias na figura dos ancestrais, como os Bonecões do Maranhão, ao passo que reinterpreta Villa Lobos com o Choros No 3, fazendo uso do arco e da voz com força interpretativa e potente sonoridade.

Os integrantes da Orquestra de Contrabaixos Tropical são todos instrumentistas virtuosos e experientes tanto na música erudita como na música popular, compartilhando o mesmo apego por este instrumento carismático, e a mesma vontade de descobrir novos caminhos na prática instrumental.

Este espetáculo virá a divulgar dois elementos muito importantes para a apreensão cultural: em primeiro lugar será apresentado o contrabaixo acústico, instrumento típico da música erudita com o qual serão exploradas novas fronteiras da música instrumental popular. Essa formação curiosa e inusitada de cinco contrabaixos não encontra paralelo na música brasileira. Em segundo lugar será amplamente divulgado e trabalhado os ritmos musicais típicos da musicalidade regionalista brasileira, inclusive do folclore.

O show será seguido de um bate-papo com os músicos além de salgadinhos e bebidas!

Resumo:

Quando: 17 de maio de 2011

Onde: Teatro da Vila (Rua Jericó 256 – metro Vila Madalena)

Horário: 21hs

Quanto: pague quanto vale (qual o valor do espetáculo para você?)

Comente via Facebook!

comments

Deixe seu comentário para o Comboio de Cordas!

  

  

  


*

Você pode usar estes recursos HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>