10ª Temporada 2012

Chico Saraiva e Verônica Ferriani “Sobre Palavras” no Comboio de Cordas 20/março/2012

Chico Saraiva traz ao Comboio seu trabalho com a cantora Verônica Ferriani e o letrista Mauro Aguiar “Sobre Palavras”. O violão vem ao encontro da canção e vice-versa e quem tem a ganhar com isso é o público e a música brasileira!

O CD Sobre Palavras é um trabalho coletivo, a síntese artística de uma cantora de personalidade, Verônica Ferriani, de um compositor-arranjador-instrumentista inspirado, Chico Saraiva e um letrista antenadamente contemporâneo, Mauro Aguiar. No show participam os músicos Ari Colares (percussão) e Alexandre Ribeiro (clarinete)! Contemplado pelo projeto Pixinguinha 2009 (um dos dois únicos trabalhos premiados no estado de São Paulo), o disco é também um dos primeiros lançamentos do selo Borandá e que tem distribuição da Tratore. A parceria entre Chico e Verônica não é nova. A partir do convite do violonista para que ela participasse da turnê do seu disco Trégua (2003), construiram uma sólida parceria musical. Mauro, desde que letrou algumas músicas de Chico para o disco Saraivada (2007), se mantém presente. Juntar os três foi um acontecimento natural, que começou em 2008, quando Saraiva, pela primeira vez, se propôs a compor melodias a partir de letras. Escolheu as de Mauro, ficou satisfeito com o resultado e idealizou o álbum. Depois veio a seleção pelo Pixinguinha, coroando a empreitada. Em cada faixa de Sobre Palavras pulsa a criatividade e talento de três representantes de uma geração que procura novos desdobramentos para suas referências musicais. Chico explica: “É uma resultante que traz a poesia do Mauro, minha marca como compositor-arranjador e o canto singular de Verônica, tornando-a um projeto especial na trajetória de cada um”. Verônica complementa: “Chico entra com a música mais elaborada no sentido harmônico/melódico e eu com a cara popular através de uma clareza interpretativa e de intenções que me são prioridade ao cantar”. As faixas do álbum podem ser ouvidas no site www.sobrepalavras.com.br e algumas permitirão download gratuito.

Chico Saraiva e Verônica Ferriani "Sobre Palavras" no Comboio de Cordas 20/março/2012

Chico Saraiva e Verônica Ferriani "Sobre Palavras" no Comboio de Cordas 20/março/2012

Sobre os artistas:

Chico Saraiva nasceu no Rio de Janeiro, foi criado em Santa Catarina e desde 1995 vive em São Paulo. Seu trabalho, desde sua estréia com o álbum Água (mcd/1999), apresenta um equílibro que segue trajetória entre o sofisticado e o popular. Cita como influências Villa-Lobos, Edu Lobo e Guinga. Considerado um dos melhores músicos de sua geração, Saraiva foi vencedor do 6º Prêmio Visa de MPB – Edição Compositores, que lhe rendeu o lançamento do disco Trégua (Biscoito Fino/2003), considerado ‘uma obra-prima’ pela revista francesa “Les Inrockuptibles”. Saraivada (Biscoito Fino/2007), seu terceiro disco, também recebeu elogiosas críticas de imprensa. Em paralelo, é co-fundador do grupo paulistano A Barca, que pesquisa música brasileira de raiz desde 1998, e apresenta agora o Duo Saraiva-Murray, com o violonista Daniel Murray, que estréia em Paris, em novembro de 2009.

A paulista Verônica Ferriani é uma das gratas surpresas da nova cena musical. Paralelo ao lançamento do CD Sobre Palavras, ela está em fase de divulgação do seu primeiro CD solo, Verônica Ferriani, produzido por BiD e lançado em fevereiro de 2009. Tem cinco anos de carreira, mas o pique é de veterana. Estreou em 2004, como vocalista da banda de Chico Saraiva. A partir daí, dividiu palcos com Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Tom Zé, Marcelo D2 e Moska, gravou em discos de Lúcio Maia (Nação Zumbi) e Flávio Henrique e participou do Som Brasil (TV Globo, 2007) cantando a obra de Ivan Lins. Fez temporada em importantes redutos do samba no eixo Rio/São Paulo, como Traço de União e Ó do Borogodó paulistas e Carioca da Gema, na Lapa carioca. Integra ainda a banda Gafieira São Paulo, que esteve em cartaz por dois anos no Tom Jazz (SP).

Mauro Aguiar é carioca, neto de baiana e paulista. Descreve-se como “a primeira pessoa multiplicada. O delírio do real possível-impossível. Letrista-cantor, fatal pendor para a canção, amálgama e descanso de sua alma inquieta”. Foi por duas vezes consecutivas finalista do Prêmio Visa Edição Compositores. Atualmente finaliza seu primeiro CD, Transeunte. Tem músicas gravadas por Ivan Lins, Fátima Guedes, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Mônica Salmaso e Paula Santoro. É parceiro de Guinga, Zé Miguel Wisnik, Zé Paulo Becker, Edu Kneip, Mário Séve, Rodrigo Lessa e João Nabuco.

Informações:

Quando?

20 de março de 2012 às 21h

Onde?

Teatro da Vila (Rua Jericó, 256 – metrô Vila Madalena)

Quanto?

Bilheteria pague quanto vale (é pago, mas você escolhe o valor da bilheteria!)

Leituras deste post: 611

Comente via Facebook!

comments

Deixe seu comentário para o Comboio de Cordas!

  

  

  


*

Você pode usar estes recursos HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>