10ª Temporada 2012

Rafael Schimidt no Comboio de Cordas 17/abril/2012

O Comboio de Cordas tem o prazer de receber o amigo e  violonista Rafael Schimidt, para o lançamento de seu terceiro disco autoral.

Rafael Schimidt no Comboio de Cordas 17/abril/2012

Rafael Schimidt no Comboio de Cordas 17/abril/2012

Sobre o artista:

O jovem violonista Rafael Schimidt iniciou sua vida profissional aos 15 anos e atualmente, aos 22 anos de idade, vem definindo um estilo musical próprio marcado por diferentes influências, entre elas o choro, a música caipira, a música erudita e a música flamenca, tendo como principais referências Guinga, Dilermando Reis, Dino 7 Cordas, Raphael Rabello, Baden Powell, Paco de Lucia, Alessandro Penezzi, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Cartola, entre outros grandes mestres.

A história de Rafael é marcada intimamente pela música. No cotidiano da vida na roça no interior de São Paulo, teve como primeiro “professor” seu pai, o bandolinista Jairo Ribeiro, com quem, desde menino, aprendia a cantar músicas caipiras e com quem também começou a aprender cavaquinho. O interesse pelo violão veio aos dez anos, quando passou a estudar com músicos da região e, logo, a acompanhá-los profissionalmente. Em 2005, entrou para o Conservatório Villa-Lobos, em São Paulo, onde estudou violão erudito. Sua formação contou ainda com grandes mestres do violão, tais como Alessandro Penezzi, Douglas Lora, Fernando de La Rua e Paulo Belinatti.

Em 2007, Rafael foi premiado na categoria intérprete de violão erudito, em São Paulo no concurso nacional do Conservatório Souza Lima, onde ficou em segundo lugar. Entre 2008 e 2009, apresenta ao público composições próprias – além de interpretações de grandes compositores brasileiros – em concertos em que atua como solista, acompanhado de Luisinho 7 Cordas e Zé Barbeiro. Também no ano de 2009, passa a acompanhar o renomado violeiro Arnaldo Freitas, com quem atualmente compõe um duo de violão e viola caipira que, fugindo da formação tradicional, propõe um diálogo entre os dois instrumentos. No repertório, releitura de músicas bastante conhecidas do grande público e também composições próprias.

No ano de 2010, Rafael lança seu primeiro CD, intitulado “Antigamente era assim”, constituído de sete composições próprias e seis arranjos de músicas de outros compositores. O CD, que marca sua carreira como solista, contou com a participação de grandes músicos, entre os quais Alessandro Penezzi, Fernando de La Rua, Aleh Ferreira, Zé Barbeiro e Douglas Lora. Neste mesmo ano viajou duas vezes à Alemanha: em abril, como convidado do Festival Drehmoment – Minifestival für Kino & Künste na cidade de Dusseldörf, e em novembro, como convidado do Festival Film-erzaehlt-musik, onde, ao lado de Arnaldo Freitas, tocou nas cidades de Dusseldörf, Colônia e Berlim, ambos com sucesso absoluto de crítica e público. Também em 2010, Rafael foi convidado a participar do Programa Sr. Brasil, da TV Cultura, onde teve a oportunidade de apresentar algumas de suas composições.

Atualmente o músico prepara o lançamento de um novo CD com músicas autorais que será produzido por Swami Jr. e atua em diversos concertos, seja como solista, seja acompanhado por outros músicos. A versatilidade do violonista se manifesta nos variados programas de concerto que pode oferecer, com distintas formações e parcerias.

www.rafaelschimidt.com.br

Link para vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=XKjWNlpPC9g

Informações:

Quando?

17 de abril de 2012 às 21h

Onde?

Teatro da Vila (Rua Jericó, 256 – metrô Vila Madalena)

Quanto?

Bilheteria pague quanto vale (é pago, mas você escolhe o valor da bilheteria!)

Leituras deste post: 592

Comente via Facebook!

comments

Deixe seu comentário para o Comboio de Cordas!

  

  

  


*

Você pode usar estes recursos HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>