11ª Temporada 2012

Fábio Leal Quarteto (Trio Jabour) no Comboio de Cordas 07/ago/2012

Estreando a 11ª Temporada do Comboio de Cordas intitulada “Cordas de Aço” o inventivo compositor e improvisador Fábio Leal apresenta o seu Quarteto, formado em parceria com Trio Jabour!

Composto somente por músicas autorais com todas as músicas alicerçadas nos ritmos brasileiros (samba, baião, choro etc…), o show passa por dois momentos distintos: um com espaço para a improvisação e outro mais intimista, quando Fábio em peças solos de violão ou guitarra explora o universo cancioneiro.

Fábio Leal Quarteto (Trio Jabour) no Comboio de Cordas 07/ago/2012

Integrantes:

Fábio Leal – guitarra

Filipe Maróstica – baixo elétrico

Paulo Almeida – bateria

André Grella – piano

Neste trabalho Fábio conta com a participação do fantástico Trio Jabour, que lhe dá sustentação com levadas autênticas e muita capacidade de diálogo. A Música de Fábio Leal se baseia na fusão entre elementos do jazz – no que diz respeito a valorização dos improvisos e estruturas harmônicas – e elementos brasileiros, explorando os ritmos, rítmicas e aspectos melódicos.

O quarteto apresenta em seu trabalho uma clara valorização da cultura brasileira, levando adiante as idéias e conceitos do legado deixado por grandes mestres, servindo como uma referência contemporânea para toda uma nova geração de músicos e musicistas.

Sobre Fábio Leal

Fábio Leal é sem dúvida um dos mais talentosos e importantes músicos da nova geração da Música Instrumental Brasileira. Dono de arranjos originais e belíssimas composições, Fábio consegue equilibrar como ninguém a música escrita e a improvisada. Quando o ouvimos percebemos claramente a influência da música tradicional em seu trabalho. Do baião ao maracatu, do samba ao frevo, Fábio conduz como ninguém sua guitarra com improvisos recheados de matizes brasileiras. Músico, compositor e professor de música do Conservatório de Tatuí desde 2003, Fábio Leal foi Idealizador do grupo Mente Clara, já com 02 discos lançados (2007 e 2011). Tocou em importantes festivais como o Festival de Jazz de Havana (Cuba) em 2002 e o Brasil Instrumental. Fez parte do projeto “Obra viva – Homenagem a Tom Jobim”, com direção de André Marques e participações de Elza Soares, Thalma de Freitas, Max de Castro, Danilo Caymmi e Rosa Passos. Tocou ao lado de grandes nomes da música instrumental brasileira como: Thiago Espirito Santo, Fernando Corrêa, Nenê, Vinicius Dorin, André Marques, Cambanda Jazz Combo, Mônica Salmaso e Teco cardoso & Banda Savana – com regência do maestro Branco. Já foi contemplado pelos editais do SESI, BNB (Banco do Nordeste do Brasil,) quando realizou uma mini turnê pelo nordeste, e atualmente realiza a divulgação do CD de seu quarteto em um projeto vencedor do edital PROAC-2011 para circulação de shows. Graduou-se em pedagogia em 2011.

 

Sobre o Trio Jabour

O Trio Jabour foi formado em 2007 por André Grella ao piano, Filipe Maróstica no baixo e Paulo Almeida na bateria e percussão. Os três músicos do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí se reuniam para tocar, influenciados pelo multiinstrumentista Hermeto Pascoal. Jabour é uma referência à Escola Jabour, surgida na década de 1980, no bairro carioca onde Hermeto morou e onde se encontrava com um grupo de músicos. Eles se dedicavam à pesquisa das possibilidades musicais em torno da idéia de que a música brasileira deveria ser pensada a partir de suas próprias raízes, e que os músicos, a partir disso, poderiam se influenciar por qualquer gênero musical ou estético da arte. O Trio tem um CD gravado, ainda sem data para lançamento, intitulado Água Nova, com participação especial de Vinicius Dorin. Já se apresentaram no Sesc Piracicaba, no IX Festival Brasil Instrumental, em Campinas e no Instrumental Sesc Brasil, com o compositor e guitarrista Fábio Leal.

 

Repertório previsto:

1. Chora cavaco – Fábio Leal

2. Dona Lourdes – Fábio Leal

3. Vamu toma uma? – Fábio Leal

4. Choro de duas partes – Fábio Leal

5. Mariana (violão solo) – Fábio Leal

6. Despertando (Violão Solo) – Fábio Leal

7. Samba Universal – Fábio Leal

8. Guitarra “Violada” (Guitarra solo) – Fábio Leal

9. Guitarra “Sanfonada” – Fábio Leal

10. Flamboyant – Fábio Leal

 

Contato com o grupo:

Eduardo Odassi Baroni

11 3459 8191 / 14 9651 3132

dubactos@hotmail.com

 

Vídeos do Quarteto:

http://www.youtube.com/watch?v=qTVUL_IsaEc

http://www.youtube.com/watch?v=1U18dgOlkxA

http://www.unwrittenmusic.com/Unwritten/CD_Fabio.html

http://www.youtube.com/watch?v=Ug_ZCm-ygu0

 

Informações:

Quando?

07 de agosto de 2012 às 21h

Onde?

Teatro da Vila (Rua Jericó, 256 – metrô Vila Madalena – São Paulo, SP)

Quanto?

Bilheteria pague quanto vale (você escolhe o valor da bilheteria!)

Leituras deste post: 1134

Comente via Facebook!

comments

1 comentário para Fábio Leal Quarteto (Trio Jabour) no Comboio de Cordas 07/ago/2012

Deixe seu comentário para o Comboio de Cordas!

  

  

  


*

Você pode usar estes recursos HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>